São alunas e alunos adultos trabalhadores que não tiveram a oportunidade de estudar na série regular e adolescentes que muitas vezes são encaminhados para EJA, porque estavam com uma distorção idade séries grandes e causavam “tumulto” no turno regular.
Ali, a maior dificuldade é lidar com o tempo. Trabalhar na rua e/ou nas atividades domésticas o dia inteiro e ir pra escola a noite é algo difícil, por mais dedicado que seja esse ou essa aluna, o cansaço muitas vezes é um obstáculo muito grande. Além disso, como aponta o texto, dificuldade de operação com categorias abstratas, dificuldade de utilização de estratégias de planejamento e controle da própria atividade cognitiva, bem como pouca utilização de procedimentos metacognitivos (Oliveira, 1995).
Pensar é o planejamento para essa modalidade é necessário refletir sobre a realidade e o contexto sócio-histórico, geográfico e cultural destes e destas alunas refletindo sobre a promoção de suas habilidades e construção do seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário