domingo, 5 de agosto de 2018

Desafios da EJA

(Já que não consegui colar no local certo, posto aqui)

Ainda que possivelmente não leia as palavras/frases, ao menos aqueles e aquelas do ciclo de alfabetização, o aluno da EJA, já faz a leitura do mundo e reconhece informações do seu cotidiano. Em seu texto, Hara traz um pouco do que acontece na sala de aula da EJA no Brasil, dissertando sobre as dificuldades que os educadores encontram, na alfabetização de adultos. Tais desafios seriam: (1) A evasão. Já que o corpo discente desta modalidade geralmente trabalha fora e/ou em suas tarefas domésticas e chegam ao fim do dia, geralmente horário das aulas, com cansaço grande acumulado do dia; (2)  fator social. Muitos destes e destas alunas estão à margem da sociedade, muitos não são alfabetizados ou letrados. A maioria faz parte da parcela mais pauperizada da classe trabalhadora, apresentando doversas dificuldades cognitivas que não tiveram acesso a escola no tempo regular de escolarização. E isso gera esse exclusão na vida em sociedade. Se a língua, a leitura e escrita tem poder, logo esses alunos não são empoderados no seu ambiente social. 

 Hara (p.9, 1992) formula uma questão essencial ao pensar na Educação de Jovens e

 adultos  “O que está incentivando alguém a procurar alfabetizar-se depois de adulto? 

“ Prossegue, “São várias as respostas para essa pergunta, como a busca por um emprego melhor ou uma 

melhor posição no atual emprego, ajudar os filhos com os deveres escolares, além de se sentirem 

mais pertencentes a sociedade.

O processo de alfabetização desses adultos precisa ser dialógico com a realidade deles e

 delas, que suas vivências sejam ponto de partida para a aprendizagem e que possam desenvolver a 

leitura crítica do mundo, da sociedade, da sua realidade. E que se vejam como sujeitos, como 

atores capazes de transformar essa realidade.


Referência bibliográfica:

HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3. ed. São Paulo: CEDI, 1992

Nenhum comentário:

Postar um comentário