Finalmente terminei tudo, ou ao menos acredito nisso, que deveria ter feito desde outubro! Esse ano foi de loucura total, mas espero que 2016 seja mais tranquilo!
quinta-feira, 31 de dezembro de 2015
Alfabetização
Esta interdisciplina foi tão difícil pra mim que tento há 3 dias postar algo sobre ela e o blogspot não permite! Vamos tentar mais uma vez:
A conclusão dela foi uma tarefa hercúlea para mim. Nunca gostei muito do assunto e ter que ler textos, fazer as atividades foi extremamente difícil e tive que usar toda minha força de vontade para realizá-las. Sei que deixei quase todo o conteúdo do semestre para o fim, mas, sem dúvida, um dos motivos era ter de fazer as tarefas de alfabetização. Não só porque em todas as atividades se partia do pressuposto "em quanto tempo tu consideras que a tua turma estará alfabetizada" ou "quais as melhores estratégias para se alfabetizar". Entendo que alfabetização não termina quando os alunos já realizam as relações fonema-grafema e codificam e descodificam textos, mas essa, que é a realidade mais focada na disciplina, foi uma fase, mesmo que podendo ser muito aprofundada, já superada pelos meus alunos. Eu prefiro dar aula para o 4º e 5º ano justamente por ser as turmas que terei menos contato com a alfabetização. Óbvio que meu trabalho é o de continuidade desse trabalho, uma vez que tenho que trabalhar ainda com aprendizagens insuficientes em anos anteriores, com pouquíssimos que ainda não detém o conhecimento da escrita e da leitura, e mesmo aqueles que já detém ainda necessitam saber diferenciar s, ss, ç, x, c, sc ou x de ch.
Espero agora que com essa conclusão as coisas melhorem para mim.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
Pra variar, atrasada
Estou ás 2h55min da manhã do dia 29/12 fazendo atividades, lendo textos... Isso, sem dúvida é fruto da correria do fim de ano (depois do dia 14/10 minha vida virou um inferno), mas é, também sem qualquer dúvida, fruto da minha incapacidade de me organizar e de ter foco.
Outro exemplo claro dessa falta de foco: essa postagem era pra ser sobre psicologia e está sendo sobre minha desorganização. Mas vamos lá: Acredito ser impossível ler textos de psicologia sem nos sentir identificados em muitos momentos (seja nas fases do desenvolvimento sexual - talvez não nós propriamente, mas crianças ao nosso redor; seja no id, ego ou superego e, no que acredito ser o mais fácil de identificação, nos nossos mecanismos de defesa - sem dúvida alguma "sofro" de racionalização de todas as minhas atitudes), mas a intenção desse texto era pra me questionar o motivo de os assuntos que mais me interessam são os que sou mais arredia. Ok, a disciplina que mais fiz atividades foi história (meu assunto favorito), mas psicologia está, sem dúvida, no segundo lugar e mesmo assim só estou finalizando-a no último minuto. Por que me boicoto deste jeito?
Outro exemplo claro dessa falta de foco: essa postagem era pra ser sobre psicologia e está sendo sobre minha desorganização. Mas vamos lá: Acredito ser impossível ler textos de psicologia sem nos sentir identificados em muitos momentos (seja nas fases do desenvolvimento sexual - talvez não nós propriamente, mas crianças ao nosso redor; seja no id, ego ou superego e, no que acredito ser o mais fácil de identificação, nos nossos mecanismos de defesa - sem dúvida alguma "sofro" de racionalização de todas as minhas atitudes), mas a intenção desse texto era pra me questionar o motivo de os assuntos que mais me interessam são os que sou mais arredia. Ok, a disciplina que mais fiz atividades foi história (meu assunto favorito), mas psicologia está, sem dúvida, no segundo lugar e mesmo assim só estou finalizando-a no último minuto. Por que me boicoto deste jeito?
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