sexta-feira, 14 de julho de 2017

professor-reflexivo


     “A auto-reflexão é intuição e emancipação, compreensão e libertação de dependências dogmáticas. O dogmatismo que desfaz a razão é falsa consciência. O dogmático vive disperso,    sujeito dependente, determinado pelos objectos, tendo concedido a si próprio tornar-se uma coisa.”

Ser reflexivo é o exato oposto de ser dogmático. Ser dogmático é achar que o que se diz ou o que algum teórico disse é lei e não pode ser modificado ou revisto. Ouvimos mutas vezes que "eu sempre fiz assim" ou  "faço dessa mesma forma há 20 anos". Para algumas atividades isso pode estar correto, mas ao sermos professoras, com alunos, turmas e anos diferentes, não refletir sobre nosso fazer docente é ficar parado no tempo e não contribuir, ao menos não tanto quanto poderia, no processo de ensino-aprendizagem. Parafraseei Lênin na atividade no moodle ao dizer que  "não há teoria da educação sem a prática educativa e não há (ou não deveria) prática educativa sem a reflexão sobre a teoria". E também afirmei que "a relação entre teoria e práxis precisa ser dialética, uma construindo a outra. Testar a teoria na realidade e a partir dela refletir, confirmar ou refutar e reiniciar em análise constante."  

Nenhum comentário:

Postar um comentário