quarta-feira, 12 de julho de 2017

citações/frustrações

"Observando os conceitos acima, notamos que termos como controle, produtividade e eficiência, característicos do modo de produção capitalista, estão presentes neles. No entanto, a administração enquanto atividade essencialmente humana precede a organização da sociedade sob a ótica capitalista"


"A escola é uma instituição social dotada de especificidades e, como tal, sua administração deve ser diferenciada da administração empresarial. A natureza do processo pedagógico da escola impossibilita a generalização do modo de produção autenticamente capitalista, uma vez que o estudante é, ao mesmo tempo, objeto (beneficiário, estando presente no ato da produção) e sujeito do ato educativo, já que participa ativamente da atividade pedagógica"

" Fiori (2014) desacomoda-nos ao afirmar que a educação,  se não for conscientizadora, não é educação."


Não lembro porque essas frases estavam salvas. (as duas primeiras. A terceira foi o motivo de eu ter vindo escreve e encontrar elas em rascunho). Mas fiquei pensando sobre o que algumas colegas disseram na última aula. Há textos incríveis que queremos aproveitar. Ler e reler para conseguir tirar o melhor deles, mas não dá. Temos tempo, prazo, etc. Não que eu seja um exemplo de cumpridora de prazos - isso me sufoca - mas entendendo que a aprendizagem é processo me incomoda a "produtividade". Não, não quero que não exista prazos, talvez esse texto seja só mais uma expressão da minha constante frustração - comigo, com prazos, com-aquela-interdisciplina-que-ão-quero-nomear, com ter que dar conta de 40h, militância e 20h pra estudar, reformas passando - mas tenho me sentido sufocada e exausta - de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário