segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

pseudo-saber, arrogância e "matemática? Nãããããão!!!"

Tenho um sério problema com adquirir novos conhecimentos em algo que, em teoria, eu sei. Fazer uma graduação em que o assunto é justamente o que eu trabalho pode facilitar muito, como no caso que citei antes sobre a interdisciplina que trata sobre PPP e currículo, mas também é muito difícil porque cai naquilo que "eu já sei".

E esse pseudo-já-saber além de fazer com que haja uma certa arrogância ao realizar algumas atividades, faz com que seja difícil realizar outras. Quando cursamos a disciplina que falava sobre alfabetização, meu principal sentimento era de que eu trabalho com o 4º e 5º ano, as crianças já chegam alfabetizadas lá (o que nem sempre é verdade). Isso agora chega pra mim em matemática. Em teoria, meus alunos todos já conseguem fazer a relação número = quantidade e ler sobre isso me causa certa exasperação e ter de realizar o exercício de auto-crítica em que eu estou me formando em pedagogia, não em professora do 4º e do 5º ano.


Acredito que atividades que nos desafiem, nos levam a refletir e por isto mesmo, quase com dor, devo admitir que é possível que aprenda mais com esta disciplina do que com as que eu realmente gosto. Por exemplo, ler que 'segundo Danyluk (1997), a matemática infelizmente é considerada por muitos uma ciência para “poucos” ou uma ciência para “gênios”. A sociedade em si parece acreditar que a matemática está fora do cotidiano escolar. O que acontece é que a sociedade não percebe a matemática por isso não gostam, ou melhor, eles não foram alfabetizados matematicamente' é quase resumir a minha relação com esta parte do saber. É refletir sobre todas as vezes que não quis me esforçar nas aulas porque elas eram difíceis e poucos dariam conta e que não era um problema porque eu era "de humanas", saber que, mesmo me esforçando muito em sala de aula, é onde meus alunos mais têm dificuldades (em todas as turmas que dei aula) porque só os escolhidos que gostam dos números.

Talvez todo este texto seja produto de alguém lendo e escrevendo às 2h30min enquanto lê alguns textos, mas talvez explique o porquê de eu só ter parado agora para fazer as atividades de matemática

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