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quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Última atividade... Agora só falta o seminário!

Finalmente terminei tudo, ou ao menos acredito nisso, que deveria ter feito desde outubro!  Esse ano foi de loucura total, mas espero que 2016 seja mais tranquilo!

Alfabetização

   Esta interdisciplina foi tão difícil pra mim que tento há 3 dias postar algo sobre ela e o blogspot não permite! Vamos tentar mais uma vez:
   A conclusão dela foi uma tarefa hercúlea para mim. Nunca gostei muito do assunto e ter que ler textos, fazer as atividades foi extremamente difícil e tive que usar toda minha força de vontade para realizá-las. Sei que deixei quase todo o conteúdo do semestre para o fim, mas, sem dúvida, um dos motivos era ter de fazer as tarefas de alfabetização. Não só porque em todas as atividades se partia do pressuposto "em quanto tempo tu consideras que a tua turma estará alfabetizada" ou "quais as melhores estratégias para se alfabetizar". Entendo que alfabetização não termina quando os alunos já realizam as relações fonema-grafema e codificam e descodificam textos, mas essa, que é a realidade mais focada na disciplina, foi uma fase, mesmo que podendo ser muito aprofundada, já superada pelos meus alunos. Eu prefiro dar aula para o 4º e 5º ano justamente por ser as turmas que terei menos contato com a alfabetização. Óbvio que meu trabalho é o de continuidade desse trabalho, uma vez que tenho que trabalhar ainda com aprendizagens insuficientes em anos anteriores, com pouquíssimos que ainda não detém o conhecimento da escrita e da leitura, e mesmo aqueles que já detém ainda necessitam saber diferenciar s, ss, ç, x, c, sc ou x de ch. 
   Espero agora que com essa conclusão as coisas melhorem para mim.


segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Pra variar, atrasada

Estou ás 2h55min da manhã do dia 29/12 fazendo atividades, lendo textos... Isso, sem dúvida é fruto da correria do fim de ano (depois do dia 14/10 minha vida virou um inferno), mas é, também sem qualquer dúvida, fruto da minha incapacidade de  me organizar e de ter foco.
Outro exemplo claro dessa falta de foco: essa postagem era pra ser sobre psicologia e está sendo sobre minha desorganização. Mas vamos lá: Acredito ser impossível ler textos de psicologia sem nos sentir identificados em muitos momentos (seja nas fases do desenvolvimento sexual - talvez não nós propriamente, mas crianças ao nosso redor; seja no id, ego ou superego e, no que acredito ser o mais fácil de identificação, nos nossos mecanismos de defesa - sem dúvida alguma "sofro" de racionalização de todas as minhas atitudes), mas a intenção desse texto era pra me questionar o motivo de os assuntos que mais me interessam são os que sou mais arredia. Ok, a disciplina que mais fiz atividades foi história (meu assunto favorito), mas psicologia está, sem dúvida, no segundo lugar e mesmo assim só estou finalizando-a no último minuto. Por que me boicoto deste jeito?