quinta-feira, 13 de julho de 2017

A educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas, as pessoas mudam o mundo

Citar Paulo Freire é um clichê, mas se as pessoas parassem realmente para prestar atenção no que ele disse talvez tivéssemos alunos mais críticos e professores mais conscientes.
 No texto Organização da educação escolar no Brasil na perspectiva da gestão democrática: sistemas de ensino, órgãos deliberativos e executivos, regime de colaboração, programas, projetos e ações, apresentado na interdisciplina Organização e gestão da educação, é possível ler que
A escola, enquanto instituição social, é parte constituinte e constitutiva da sociedade na qual está inserida. Assim, estando a sociedade organizada sob o modo de produção capitalista, a escola, enquanto instância dessa sociedade contribui tanto para a manutenção desse modo de produção, como também para a sua superação, tendo em vista que é constituída por relações sociais contraditórias.
Ou seja, nosso papel como educador. seja na sala de aula, equipe pedagógica ou diretiva, tem o poder de colaborar com a manutenção da sociedade da forma como ela é ou de ajudar a superá-la. Não existe neutralidade no fazer docente, pois defender a aula de forma apenas técnica é optar por manter o status quo e a sociedade como existe. Ainda que não acredite, como na citação que dá título a postagem que a educação sozinha vai mudar o mundo, mas acredito que pode ser ferramenta importante na mudança que me parece necessária. 


Resultado de imagem para armandinho a educação não muda o mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário