Acabo de postar a atividade de uma nova interdisciplina. Nesse trabalho precisei conceituar os seguintes termos a partir da minha experiência DEMOCRACIA, ESTADO,GLOBALIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, NEOLIBERALISMO, POLÍTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, POLÍTICAS PÚBLICAS, PODER, FORÇA, GESTÃO, AUTONOMIA, CIDADANIA, PROCESSOS COLETIVOS E PARTICIPATIVOS.
Minha irmã. que já havia também respondido esse exercício achou que eu adoraria responder. Mas ela estava enganada. Não porque o assunto não seja do meu interesse (grande parte do meu tempo e dos meus interesses se relacionam com esses conceitos), mas justamente por lidar tanto com eles que sei o quanto minhas definições podem ser polêmicas e o quanto já me estressei com professores por não acreditar, por exemplo, que democracia é a penas a representativa; que globalização é um novo nome pra imperialismo ou que cidadão é conceito criado para negar a luta de classes,
Levo muito a sério a frase ¨Ser professor e não lutar é uma contradição pedagógica¨, portanto, alguns desses conceitos fazem parte do meu vocabulário cotidiano. Talvez não com o mesmo significado adotado por algumas teorias, mas para isso deve haver um debate e não a imposição de que um conhecimento - o acadêmico - deveria se sobrepôr a outro - o feito pelos movimentos sociais e políticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário