Sabemos o quanto as escolas públicas tem pouca estrutura e são levadas a um estado às vezes de calamidade por falta de investimento. A escola em que trabalho sofreu muito com o passar do tempo (o prédio mais antigo tem quase 60 anos sem praticamente nenhuma manutenção e o novo já tem rachaduras). Isso se agravou muito com o temporal de 14 de outubro de 2015. Ficamos 2 semanas com a escola fechada, fomos interditadas e trabalhamos um ano com a escola podendo cair nas nossas cabeças. Toda essa situação fez com que a SEDUC no fim do ano passado liberasse a reforma do prédio da frente (que é o mais antigo e sofreu mais com a chuva). Estamos nos preparando para voltar semana que vem para as aulas quando lemos esta postagem hoje publicada pela diretora da escola
"Penso o quanto é difícil lidar com a insegurança nesse estado. Nossa escola toda reformada na frente... quando chegamos nos fundos...ARROMBADA! É triste viu! Além do furto, o vandalismo que fazem!"
No grupo dos professores e das professoras ela afirmou que pouco foi roubado, mas as janelas foram quebradas e o nosso material que estava na sala do professores foi espalhado pela escola. O pior de tudo é a sensação de insegurança e de saber que o alvo não foi financeiro, pois mesmo na sala que foi aberta haviam materiais de valor que não foram roubados. O alvo foi uma escola pública para sua depredação. Fico pensando em um víveo que vi uma vez sobre uma escola numa zona periférica violenta que diminuiu a violência na sua escola e os roubos derrubando deus muros e trazendo a comunidade para dentro. Não que acho que seja - só - responsabilidade nossa o que ocorreu, mas acredito que um espaço em que a comunidade não se sinta pertencente, em que pais são apenas convidados a visitar, que ainda não se adaptou a mudança social do público a que a escola atende tende a se apartar da realidade do seu entorno e as pessoas não se sentem parte dela. Não sei muito como será nossa reação amanhã quando voltarmos, mas tenho mais medo da reação do que do ocorrido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário