Encerrando a Semana Estadual do Livro de forma brilhante, tivemos uma aula incrível de Literatura! Sei - ou imagino - que não tenha sido esta a intenção ao programar a aula para ontem, mas foi uma feliz coincidência!
18/4 É comemorado o dia Nacional do Livro Infantil por ser o aniversário do Monteiro Lobato (e apesar de todas as críticas que se possa fazer a ele, é inegável a sua contribuição para a literatura infantil do nosso país). Sendo assim, foi estabelecido que a Semana do dia 18 seria celebrada a literatura no nosso estado.
Uma vez que trabalho também na Biblioteca da minha escola, essa foi uma semana bem agitada. Semana de lançamento da Gincana Literária em que vimos - eu e minhas colegas de escola - o entusiasmo de todas as alunas e todos os alunos. Vê-las e vê-los empolgados com Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Machado de Assis, Fernando Pessoa, entre outros. Percebê-los levando as obras clássicas para a sua realidade e os seus gostos é incrível.
E chegar na Universidade e continuar nesse clima, ler Gonçalves Dias, Castro Alves - provavelmente o poema que mais mexe comigo - Guimaraes Rosa (um dos livros que eu tive grande dificuldade, mas grande prazer em ler) e, por fim, o meu grande amor literário e musical, Chico Buarque.
Sobre este último quero falar mais. A música escolhida - Construção - mexe muito comigo. É uma das favoritas do meu pai e fala sobre o segundo pior momento da nossa história (nada, nunca, será pior que a escravidão). Falar sobre a ditadura, pra mim que sou militante sindical, pelo socialismo e feminista, é bastante emocionante em qualquer momento, mas nessa semana em que o Ustra foi homenageado na Câmara dos Deputados, no período de fortalecimento do conservadorismo como vivemos, ler/ouvir esta música me levou a uma catarse emocional que ainda estou sentindo. Espero, como professora, que minhas alunas e meus alunos possam sentir em algum momento este sentimento nas minhas aulas.
Oi Giany!
ResponderExcluirEsse relato sobre as escolhas dos alunos demonstra como é importante atividades literárias na escola. Podes relatar quais os resultados e como foi realizada essa Gincana Literária?
Abraços
Maria Rosane
Olá Giany!
ResponderExcluirEspero que as aulas de Literatura enriqueçam ainda mais tua prática neste espaço tão rico e importante que é a biblioteca. Já percebeste alguma diferença no teu trabalho em função das nossas aulas? Grande abraço e conta com minha ajuda. Tutora Josele.