Quarta passada tivemos nossa primeira aula de didática. Ao responder sobre como seria nossa escola ideal, aquela que construiríamos em outro planeta, muitas colegas se prenderam em no que quem ensonar ou como seriam os alunos (aprenderiam por telepatia, a comunidade escolar seria engajada, etc).
Uma das coisas que aprendi esse ano, ao mudar de escola e cidade, é que não escolhemos quem será nosso aluno. Que a realidade das comunidades e do nosso público são os pontos de partida do nosso fazer docente e não como "aspectos que infelizmente temos que lidar que fogem da nossa idealização". Compreender as necessidades e o que cerca a a escola é fazer com que esse aprendizado seja significativo para nosso aluno e nossa aluna. Como avaliar um aluno que foge daquilo que acho que ele deve ser?
Um dia após a aula de didática fui comemorar a defesa de mestrado de um amigo. Esse meu amigo poderia ter sido considerado um caso de "fracasso escolar". Ele era um dos alunos que não conseguiam copiar, que perdiam recreio por isso, etc. Ele foi um aluno que iniciou a educação física por sera única matéria que gostava na escola. Na graduação se aproximou da biologia e passou a cursar essa faculdade. Hoje é mestre e está iniciando o doutoramento em uma universidade federal, além de ser um dos professores que mais admiro a prática. Se esse aluno tivesse sido taxado com um rótulo tão pesado como fracasso escolar, conseguiria ele obter sucesso na carreira acadêmica? Talvez, mas dificultaria muito. Não idealizar, mas procurar entender meu aluno e que a avaliação deve ser ponto de partida e não de chegada possa ajudar...
Sobre a felicidade e discordância do título... Como assim minhas colegas não estão todas apaixonadíssimas pela aula do Johannes? Nunca entenderei isso. Dos meus professores favoritos da vida! Fiquei muito, mas muito feliz quando disseram que seria ele meu professor. O acho maravilhoso!
Olá! Fez uma ótima reflexão em relação a tarefa abordada, transcendendo para as vivências cotidianas e práticas o aprendizado! Parabéns!
ResponderExcluir