Disciplinas de psicologia sempre são um tanto complicadas pra mim. Ainda que eu já tenha querido cursar a graduação, acho que me traumatizei com as disciplinas que fiz no início da outra graduação e sempre reluto em fazê-las. Mas, não é sobre isso que eu queria falar.
Uma das atividades que precisamos fazer esse semestre - deveria ter sido lá no início, eu sei - está um quadro em que dividiríamos as características dos modelos epistemológicos de aprendizagem. Fiz um recorte de 4 das categorias de análise.
Categorias
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Modelo Epistemológico
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EMPIRISMO
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APRIORISMO
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CONSTRUTIVISMO
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Conteúdo/
Conhecimento
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Professor decide Aluno copia
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O aluno já tem uma sabedoria , apenas precisa trazer a tona
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Professor percebe as necessidades dos alunos. Propõe o assunto e faz a mediação na construção do conhecimento
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Professor
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O detentor do conhecimento
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Interfere o mínimo possível
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O mediador na construção da aprendizagem. Ensina, mas aprende com o aluno
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Sujeito
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Professor
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Aluno
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Professor e aluno
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Objeto
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Fator exógeno
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Herança
genética
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Ação do sujeito no
meio físico e social
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Ao ter que classificar, logo ter que pensar sobre cada um e, como disse na postagem professor reflexivo, "não refletir sobre nosso fazer docente é ficar parado no tempo e não contribuir, ao menos não tanto quanto poderia, no processo de ensino-aprendizagem", fiquei tentando analisar em que categoria me encaixo. Defendo desde o início do curso de que todos nós fazemos discurso em defesa do construtivismo, mas muitos ainda costumam seguir o empirismo. Percebo que, na tentativa de negar o empirismo, segui características do apriorismo e ainda o faço. Mas também fiquei feliz em me dar conta que, principalmente a partir dos projetos de aprendizagens, tenho sido menos apriorista, muito menos empirista e caminhando para o construtivismo
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