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domingo, 5 de março de 2017

reflexões

Lendo um texto pra disciplina sobre o PPP me deparo com esse excerto


E não consegui deixar de concluir que ou as autoras estão incorretas e nem todos - na melhor das hipóteses -  têm aprendido sobre esses fracassos, ou Darcy Ribeiro realmente estava certo - o que me parece mais correto - e a crise na educação brasileira não é crise, é projeto

quarta-feira, 1 de março de 2017

Escola pública, pertencimento e depredação

Sabemos o quanto as escolas públicas tem pouca estrutura e são levadas a um estado às vezes de calamidade por falta de investimento. A escola em que trabalho sofreu muito com o passar do tempo (o prédio mais antigo tem quase 60 anos sem praticamente nenhuma manutenção e o novo já tem rachaduras). Isso se agravou muito com o temporal de 14 de outubro de 2015. Ficamos 2 semanas com a escola fechada, fomos interditadas e trabalhamos um ano com a escola podendo cair nas nossas cabeças. Toda essa situação fez com que a SEDUC no fim do ano passado liberasse a reforma do prédio da frente (que é o mais antigo e sofreu mais com a chuva). Estamos nos preparando para voltar semana que vem para as aulas quando lemos esta postagem hoje publicada pela diretora da escola

"Penso o quanto é difícil lidar com a insegurança nesse estado. Nossa escola toda reformada na frente... quando chegamos nos fundos...ARROMBADA! É triste viu! Além do furto, o vandalismo que fazem!"

No grupo dos professores e das professoras ela afirmou que pouco foi roubado, mas as janelas foram quebradas e o nosso material que estava na sala do professores foi espalhado pela escola. O pior de tudo é a sensação de insegurança e de saber que o alvo não foi financeiro, pois mesmo na sala que foi aberta haviam materiais de valor que não foram roubados. O alvo foi uma escola pública para sua depredação. Fico pensando em um víveo que vi uma vez sobre uma escola numa zona periférica violenta que diminuiu a violência na sua escola e os roubos derrubando deus muros e trazendo a comunidade para dentro. Não que acho que seja - só - responsabilidade nossa o que ocorreu, mas acredito que um espaço em que a comunidade não se sinta pertencente, em que pais são apenas convidados a visitar, que ainda não se adaptou a mudança social do público a que a escola atende tende a se apartar da realidade do seu entorno e as pessoas não se sentem parte dela. Não sei muito como será nossa reação amanhã quando voltarmos, mas tenho mais medo da reação do que do ocorrido.

PPP

Estava assistindo um vídeo para a disciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo, em que definia o que é PPP foi dito que ele se chama assim, pois

Projeto - pois nos dá a direção no sentido de melhorias e inovações
Político - Porque expressa o compromisso social de formação do cidadão
Pedagógico - define e organiza as ações e os projetos educativos.

No vídeo também é afirmado que "Político e pedagógico são indissociáveis. A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica". Em tempos de Lei da Mordaça não surpreende que cada vez mais espaços estão tirando o "político" o PPP e o transformando em projeto pedagógico como se uma coisa pudesse ser sem a outra. Não apenas o nome da nossa disciplina, no portal da UFRGS está assim, como vemos isso cada vez mais na escola. Com um argumento incipiente do que seria o político, retiramos o termo sem refletir sobre o que ele realmente representa. Como saber organizar e definir as ações e projetos educativos sem saber qual objetivo, qual pessoa quero formar e par qual sociedade. Bate-se bastante na tecla de que o PPP precisa ser democrático e com a participação de toda comunidade, mas se eu não sei qual meu principal objetivo, qual aluno quero formar, como ser democrático e objetivo?

Síntese reflexiva

Concluí mais uma síntese reflexiva. Acredito que os processos se complexificarão cada vez mais e que as sínteses tendem a ficar difíceis de serem feitas. Afinal, elas devem ser produtos de uma série de processos, elementos e informações que conforme avançamos no curso, mais complexos ficam. Em mais um momento percebo o erro de negligenciar esse portfólio de aprendizagens e que ele demonstra as limitações que tenho encontrado ao longo do curso.

Ainda tenho uma interdisciplina a concluir, mas ela não entra nas que preciso para o workshop. Vou seguir as atividades dela para poder concluir o semestre, mas venho percebendo minha maior dificuldade em dar conta das atividades.