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segunda-feira, 28 de março de 2016

Estudos e pesquisas X Pensamento Dogmático

    Na última aula presencial discutimos, dentre outras coisas, sobre pensamento crítico e pensamento dogmático. Acredito ser essa uma discussão fundamental no campo da educação, pois, apesar de dizermos que queremos alunos críticos (isso consta inclusive no artigo 35 da LDB que trata sobre o Ensino Médio - "III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico" ), tendemos a agir como se nossa opinião ou qualquer assunto que toquemos em sala de aula seja verdade absoluta e o aluno que questiona o faça por ser "rebelde" ou até "mal educado",
   E notamos esse tipo de postura cotidianamente nas colegas (de PEAD e de escola) e em nós mesmas. É difícil, devida a cultura que fomos criadas e convivemos, aceitar um alunos nos questionar... Seja qual for o assunto. 
   Óbvio que a crítica pela crítica é algo vazio e se a crítica for feita ela precisa se dar em base de argumentos e não em "essa é a minha opinião", como vemos em muitas discussões atuais, em que percebemos que dados sócio-históricos são desdenhados em nome do respeito à opinião do outro, mesmo que essa opinião não tenha qualquer fundamentação. Poderia ilustrar esse meu último parágrafo com o atual panorama político no país (pois diferente de algumas colegas, acredito que ser professora e ser aluno é algo político, portanto, não deve se alienar da realidade que nos rodeia, que produzimos e somos produzidas). Há quem defenda o impeachment da presidenta por ela ser "a governante que mais foi corrupta" ou "do partido que mais roubou a nação", mas quando apresentamos dados que demostram que isso não é verdade, mostramos que aqueles que se intitulam os "líderes anti-corrupção" são tão ou mais corruptos que os membros do atual governo, somos chamados de "petralhas" (sic), de colaboradores da corrupção e muito mais, mesmo que tenhamos sido oposição do governo desde 2002, mas uma oposição de esquerda e não corrobora com um ato, apesar de constitucional, que não faz sentido, pois a presidenta não foi acusada de nenhum crime e aqueles que a julgarão, foram! 
   Isso me faz refletir que devemos sempre tentar nos embasar e ter acesso ao máximo de informações antes de chegarmos a qualquer conclusão sobre qualquer assunto. E, acima de tudo, temos que nos desvencilhar dessa ideia de que ciência - estudos aprofundados, pesquisas, etc - sejam "verdade". Por mais que busquemos a verdade das coisas, devemos entender que ela é isso, uma busca e a verdade existe de acordo com a lente que a observamos e essa lente nunca será isenta de qualquer opinião, pré-conceitos e ideologias. E mesmo que nos baseemos em estudos científicos e dados empíricos, sendo a ciência a busca da verdade - e não A Verdade -  esses estudos podem ser refutados e nós deveremos nos readequar,,, 

 Como diria Marx e Engels (não Hegel, hehe) no Ideologia Alemã "Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência". Ou seja, nossos pensamentos, nossas opiniões de formarão a partir das nossas realidades e da nossa experiência prática. Então, todas as nossas opiniões e conceitos se formarão a partir do nosso lugar de fala e não podem ser tratados, mesmo como pesquisadores, como neutros. 

terça-feira, 22 de março de 2016

Recomeços

Um novo semestre se inicia e com isso novos desafios. Além das atividades do Pead, inicio hoje, junto a Coordenadoria Regional de Educação, o curso "EDUCOMUNICAÇÃO E TIC NA ESCOLA PARA PROFESSORES - 27ª  CRE" com o intuito de aprender a lidar com as ferramentas digitais que a Secretaria de Educação d Estado nos disponibiliza para trabalhar em sala de aula. Acredito que isso auxiliará a minha formação e contribuirá com a construção dos conhecimentos a que tenho acesso no Pead e vem ao encontro ao conceito de Sociedade da Informação que temos estudado (mesmo sabendo que quase metade da população não tem acesso à internet)